quarta-feira, 30 de julho de 2014

ESPECULAÇÃO DENTRO DO MERCADO FINANCEIRO

Especulação... O nome, por si só, já me causa profunda aversão. Explico por que.
Mesmo os que trabalham na bolsa de valores hão de entender que dinheiro não reproduz por acasalamento, cissiparidade, polinização, etc. Dinheiro é uma REPRESENTAÇÃO de algum valor concreto, ou pelo menos deveria ser. Ele, o papel, por si só, não é um valor concreto. Dinheiro é um mero título ao portador. Se o papel for podre (sem lastro, como os papéis podres do estouro imobiliário de 2008), então este papel vale menos que papel higiênico, pois é duro demais para limpar a bunda. Estou falando de LASTRO, PRODUÇÃO, VALOR REAL.
Dizia um homem, bem mais sábio que eu, chamado Antoine Lavoisier, que “na natureza nada se cria, nada se perde; tudo se transforma”. Dinheiro não pode ser criado do nada, não pode evaporar, não pode se reproduzir sozinho. Dinheiro TROCA DE MÃOS, só isso. Nessa troca de mãos existe muita desonestidade, truques, abuso, falta de escrúpulos, imoralidade financeira, oportunismo perverso, e por aí vai (vejam o caso da ENRON -http://pt.wikipedia.org/wiki/Enron).

Mas, quem faz dinheiro com isso, mesmo deixando um rastro de miséria e falências, defenderá este sistema como o “santo graal” do desenvolvimento econômico.
Dilma fez m... com a Petrobrás? Fez, impossível não admitir. Mas os bancos, bolsas de valores e seus perversos sistemas de usura, agiotagem, juros sobre juros, geração de dinheiro por reserva fracionária, lobbies políticos, patrocínio de corrupção, formação de cartéis, NÃO SÃO PRODUTIVOS PARA O PAÍS. Pelo contrário. Deixam uma lacuna chamada “papéis podres”. Dinheiro sem lastro. E os tubarões das bolsas de valores ganham comissão para fazer ações trocarem de mãos, comprando por um preço e vendendo por outro. Nada produzem de concreto. Nada mais são do que mercadores intermediários, parasitas e varejistas de ações e commodities, muitas destas sem lastro. São vários os escândalos envolvendo operadores de bolsas de valores. Fazem um lucro ABSURDO e não produzem absolutamente NADA. Dizem que “movimentam a economia”. Pois eu afirmo que a economia poderia muito bem se movimentar sem bolsas de valores, sem reserva fracionária, sem juros (vejam o que o FED faz com os EUA e vejam o que fizeram com Kennedy quando este tentou por ordem nisso -http://citadino.blogspot.com.br/.../jfk-vs-federal...).

Quem já viu o filme O Lobo de Wall Street sabe do que estou falando. Enquanto isso, um bando de espertalhões vai enchendo os bolsos e o povo vai lastreando o dinheiro sem valor com altas cargas tributárias. Isso se chama privatizar lucros e socializar prejuízos, prática comum aqui, no Brasil da economia neoliberal e desregulamentada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário